A China não pára mesmo de inventar e de inovar. A empresa chinesa Huashi Future Park Equipment apresentou um projeto muito interessante que promete reduzir ou até mesmo acabar com o congestionamento causado pelos ônibus nas ruas. Interessado? Pois este é, possivelmente, o ônibus do futuro.
Um túnel sobre rodas
O ônibus do futuro, na verdade, é quase como um túnel sobre rodas. Ele aproveita a ideia de que o espaço vertical nas ruas e estradas é praticamente inútil e que construir no espaço subterrâneo é muito caro.
Com seu design inovador e medindo cerca de 6 metros de altura, ele permite que veículos de até 2 metros passem por debaixo dele. Sendo assim, apenas veículos mais pesados teriam problemas com o ônibus do futuro. Velocidade também não é um ponto alto do ônibus, já que ele é capaz de alcançar até 40 km/h em seus trilhos especiais, que acompanham as ruas paralelamente.
Segurança em primeiro lugar
Mas um ônibus assim é muito propenso a causar acidentes, você pensa. E com razão. Para evitar qualquer tipo de acidentes, o ônibus será dotado de vários sensores, que, uma vez acionados, emitirão um alerta indicando ao motorista descuidado que deve se afastar. Mas não são os motoristas de veículos pequenos que recebem alertas e avisos: o painel traseiro do ônibus é dotado de um sensor de distância que avisa os motoristas de veículos maiores de 2 metros que eles estão em uma distância não muito segura e pede que se afastem. Além disso, barras de proteção acompanham todo o trajeto do ônibus do futuro, contribuindo, assim, para a segurança de todos.
Comodidade e conforto
E se você acha que o projeto visa apenas nos veículos, saiba que está redondamente enganado. Quem já andou em bondinho ou teleférico e gostou vai adorar viajar a 4 metros de distância do solo. E não é só na inovação que o ônibus é parecido com um metrô. Nas linhas de trem e metrô, os carros param em todas as estações para permitir o embarque e o desembarque dos passageiros. Com o ônibus do futuro vai ser assim mesmo, mas, ao invés de descer para uma estação subterrânea, como nos metrôs, os passageiros devem subir a estações elevadas. Imagine ter uma panorâmica da rua enquanto espera o ônibus? Além disso, o ônibus do futuro promete não deixar ninguém "esperando o próximo" porque está lotado, já que ele é capaz de abrigar cerca de 1200 passageiros.
Energia verde
Espere! Ainda não acabou! Além de todas essas vantagens, o ônibus do futuro utilizará energia elétrica para rodar por aí. E ainda: todos os postes presentes no trajeto serão dotados de painéis para captação de energia solar. E a economia não pára por aí: estima-se que os custos de produção das novas linhas rodoviárias seja 10% mais barata que a construção de uma linha de metrô, além, é claro, de ficar pronto em bem menos tempo, já que não necessita de nenhuma obra realmente grande na cidade.
Pra quando?
Olha, cara... Tudo isso foi muito bonitinho, mas quando é que esse ônibus vai aparecer de verdade? 2020? 2030? 2050? Nada disso! Estima-se que, até o final de 2010, mais de 40 quilômetros de trilhos para o novo ônibus sejam instalados em Pequim. E isso será só uma pequena parte do grande projeto, que visa construir um trajeto de cerca de 190 quilômetros na capital da China. No entanto, até agora, nenhum outro país se interessou em adotar o conceito como um projeto de verdade. Ao que parece, estão esperando para ver se o negócio vai vingar mesmo ou se vai ser só um "negócio da China".
Segue, abaixo, um vídeo ilustrativo, interessante até para quem não fala mais que um "ni hao".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Regras para um blog melhor:
1) Não poste comentários ofensivos e nem que contenham palavrões ou qualquer tipo de conotação sexual;
2) Não será tolerado qualquer tipo de preconceito;
3) Não floode;
4) Não anuncie seu site aqui. Nós temos uma área de parceiros dedicada a você. Contate-nos pelo formulário de contato;
5) Seja educado e use o bom senso.