domingo, 8 de agosto de 2010

O Laptop mais barato do mundo

 Os consumistas que se cuidem: As equipes de pesquisa do Instituto Indiano de Tecnologia e do Instituto Indiano de Ciências desenvolveram um computador portátil que custa exatos US$35,00. É isso mesmo: trinta e cinco dólares estadunidenses. O computador, que está sendo chamado de "o laptop mais barato do mundo", foi apresentado pelo Ministro do Desenvolvimento de Recursos Humanos da Índia, Kapil Sibal.


 "Chegamos a um ponto de desenvolvimento hoje em que a placa-mãe, chip, processamento, conectividade, tudo junto, tem custo ao redor de US$35, incluindo memória, tela, tudo" disse ele em entrevista a jornalistas. Na verdade, o aparelho está mais para tablet que para laptop, já que ele conta com tela sensível ao toque e já vem cheio de recursos, inclusive com sistema operacional Linux. O ministro explicou, ainda, que o aparelho tem flexibilidade o bastante para permitir que os usuários incorporem novos componentes, de acordo com a necessidade e condição financeira de cada um.


 Mas aí você se pergunta: pra que raios eles tinham que inventar um computador tão barato? Simples: para ser usado em escolas e outras instituições educacionais. Sibal disse que o projeto deve ser apresentado a essas instituições a partir de 2011, mas que o objetivo é reduzir ainda mais o preço: cerca de 20 ou até mesmo 10 dólares americanos. Agora é esperar e continuar torcendo para que o país que investe cerca de 3% de seu orçamento anual em educação escolar conquiste mais esta vitória para o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para um blog melhor:

1) Não poste comentários ofensivos e nem que contenham palavrões ou qualquer tipo de conotação sexual;
2) Não será tolerado qualquer tipo de preconceito;
3) Não floode;
4) Não anuncie seu site aqui. Nós temos uma área de parceiros dedicada a você. Contate-nos pelo formulário de contato;
5) Seja educado e use o bom senso.