sexta-feira, 9 de abril de 2010

Banda de um homem só

Fala, galera nerd (ou não tá nerd assim)! No post de hoje, pretendo falar um pouco sobre música. Mas não qualquer música. Hoje eu vou falar sobre esse gênero musical que vem sendo difundido de uns tempos pra cá em sites de vídeo como o YouTube: as One Man Bands, ou bandas de um homem só. Na verdade, a proposta é muito simples. Quer fazer um vídeo de uma música qualquer, mas não tem com quem tocar ou cantar? Simples: faça uma gravação de você mesmo tocando ou cantando cada uma das partes separadamente e depois junte tudo. Melhor que ficar só na teoria, eu trago até você alguns dos vários exemplos disponíveis no YouTube.

O Pioneiro

 Para começar, vamos ver este que se denonmina "o pioneiro" do gênero One Man Band no YouTube: Connor Berge. Uma de suas marcas registradas é tratar cada parte do vídeo como um membro individual da banda, chegando mesmo a discutir com os colegas. Confira.



Uma Verdadeira Banda

 Poucas pessoas sabem tocar teclado, guitarra, baixo, bateria e ainda cantar de um jeito razoável, mas este cara é Scott Gerling, que mostra que é possível, com um pouco de dedicação, formar uma banda de verdade onde todos os integrantes tem o mesmo nome. A gravação recebe ainda um estilo totalmente profissional, dentro de um estúdio. No final, a mescla entre duas das faixas de gravação é tão pefeita que você quase se esquece que o baterista e o guitarrista não são a mesma pessoa, pois um parece invadir o vídeo do outro. Acompanhe.



Quando o Improviso Fala Mais Alto

 E nem só de instrumentos profissionais viverá o homem. Se você tem alguma habilidade, mas não tem dinheiro para pagar instrumentos profissionais, siga o exemplo de Songe Le Reveur, também conhecido como instrumentista cego ou instrumentista do gorro. Ele usa nada mais que uma guitarra, uma baixo e uma caixa, provavelmente de papelão, para dar vida à sua própria One Man Band. O resultado ficou incrivelmente incrível! Confira.



A Capella

 Você só sabe tocar um instrumento? Se sabe cantar, poderá formar sua própria One Man Band. Não precisa cantar bem. Só ser afinado já basta. Diwa de Leon nos mostra sua performance tocando violino enquanto simula os outros instrumentos cantando a capella. Pra quem não sabe, este é um artifício muito utilizado pela maioria dos grandes coros - o de uma ou várias vozes ou instrumentos fazerem o solo enquanto as outras vozes falam coisas como "du", "pá", "tum", entre outros sons percussivos.



Beatbox Extremo

 Ou você pode fazer como David MeShow e, ao invés de usar instrumentos de verdade, usar sua própria voz, com a ajuda de alguns efeitos, para simulá-los. Repare que esta é uma habilidade que requer muita... habilidade! Note que a bateria parece simplesmente não respirar. Simplesmente incrível.



Totalmente a Capella

 Agora, se o seu negócio é cantar mesmo, você pode fazer como David Portugheis (vai saber se é o nome dele de verdade) e fazer uma improvisação pra lá de erudita. Confira.



Ele é o Cara

 Pelo menos é isso o que ele diz e não é difícil concordar com John Williams. Neste arranjo totalmente a capella, ele usa vários temas de filmes para criar uma paródia homenageando Star Wars. Muito legal.



Nerdices a Parte

 Afinal, nerd que é nerd não escreve só o artigo. Nerd que é nerd vai fundo e faz ele mesmo seu próprio One Man Band. No vídeo abaixo, eu tentei fazer alguma coisa interessante usando a música tema do seriado Two and a Half Men. Se ficou legal? Você é quem diz. Mas com certeza foi muito divertido produzir o vídeo.



Agora é com Você

 E você, leitor? Já fez seu próprio vídeo de One Man Band? Este artigo o inspirou a produzir alguma coisa? Use o campo de comentários para nos contar sua experiência. Espero que este artigo tenha servido para, se não outras coisas, divertir. Grande abraço e até a próxima! o/

3 comentários:

  1. Ja conhecia todos esses videos ai, faltou muito obvimente, mas sei que nao da para citar todos, recomendo Freddie Geddie fazendo o tema de Zelda Wind Waker com coisas simples, tipo copos e panelas. Tem o grupo Moosebutter fazendo uma response para o video do AprenticceA.Tem tbm o Enter Kazoo Man, que eh o MisterTim tocando enter sandman, com o Kazoo. E por fim tem o MisteryGuitarman que vive fazendo isso, so que com um especial, ele faz usando Stop Motion xDD.

    Ah, o ultimo video foi uma surpresa para mim xD

    Parabéns pelo blog \o

    ResponderExcluir
  2. parabéns ! Amei o seu vídeo. Ficou super legal.

    ResponderExcluir
  3. Ahaah!! Mandou bem, cara!! Gostei do teu vídeo! ^^
    Abração!

    ResponderExcluir

Regras para um blog melhor:

1) Não poste comentários ofensivos e nem que contenham palavrões ou qualquer tipo de conotação sexual;
2) Não será tolerado qualquer tipo de preconceito;
3) Não floode;
4) Não anuncie seu site aqui. Nós temos uma área de parceiros dedicada a você. Contate-nos pelo formulário de contato;
5) Seja educado e use o bom senso.