sexta-feira, 30 de abril de 2010

O Mundo de Super Mario

 Por esses dias eu estava em casa sem fazer nada, então decidi fazer uma coisa que gosto de fazer de vez em quando: relembrar os bons e velhos tempos do Super Mario World.



 Trata-se de um dos melhores jogos já lançados para o Super Nintendo. Com sua fórmula simples e clássica, Super Mario World chegou a ser um dos jogos mais vendidos de todos os tempos, alcançando mais de vinte milhões de cópias vendidas! E olha que a história é bem simples: Mario, Luigi e a Princesa Peach (no jogo chamada de Toadstoll), cansados de toda a ação da série Super Mario Bros, resolveram sair de férias e o lugar escolhido foi a Terra dos Dinossauros. No entanto, numa pequena distração dos irmãos bigodudos, a princesa foi raptada (de novo) e parece que foi o terrível Bowser o autor da malvadeza (de novo). Cabe aos encanadores passar por mais esta aventura em busca da amada princesa do Reino dos Cogumelos.



 Como bom Nintendista que sou, às vezes sinto saudade do jogo. Nessas horas tiro meu emulador de Super Nintendo do armário e me divirto muito! Mas a verdade é que eu já estou ficando experiente demais nesse jogo. Estou demorando cada vez menos para completa-lo. Desta vez, contando com diversas interrupções dentro e fora do jogo, levei menos de um dia para completar todas as saídas. Está certo que não é nem de longe tão rápido quanto algumas pessoas conseguem, mas ainda assim foi legal e eu descobri algumas coisas novas e bem interessantes.

As 96 saídas

 Estava eu jogando tranquilamente, convicto de que tinha aberto todas as passagens e estava pronto para enfrentar Bowser. Todo o mundo da Terra dos Dinossauros tinha sido vasculhado pelas mãos habilidosas de Super Mario. Bom, era isso o que eu pensava. Após derrotar Bowser, dei um reset no jogo e vi que meu jogo salvo contava com apenas 94 saídas descobertas. Até então eu ainda não tinha certeza de quantas eram ao todo, então fui pesquisar na internet e descobri que eram 96 saídas. Encucado, voltei ao jogo. Eu já tinha passado por todas as fases da Zona Especial, descoberto atalhos no Caminho da Estrela e até encontrado a passagem direta da Casa Fantasma do Vale para o Castelo de Larry Koopa (coisa que, modéstia a parte, descobri na primeira vez em que tentei completar o jogo com todas as saídas). O que estava faltando? Pus-me a procurar e meu primeiro pensamento foi uma coisa que me intrigava há muito tempo: a Fortaleza da Floresta. Quem já jogou e teve curiosidade o bastante sabe que a Fortaleza da Floresta tem uma segunda passagem por cima da porta que leva diretamente aos Reznor. Esta passagem leva a um lago de lava, por onde teoricamente poderia ser possível passar voando. Fui direto para a fortaleza, usei o truque do L+R e entrei. Depois de várias tentativas (e admito que se não fosse pelo Save State do emulador eu não teria tido paciência para ficar tentando) finalmente consegui passar por cima do lago de fogo e o que eu encontrei (embora não seja eu no vídeo) foi isso:



 Nove vidas mais cheio, abri a porta para enfrentar os Reznor. Convicto de que alguma passagem secreta apareceria, os derrotei com facilidade. Então, eis que... Nada aconteceu... A passagem secreta não levava a lugar nenhum, a não ser a própria saída da fortaleza. Então olhei para o que seria meu próximo desafio, se eu ainda não tivesse conseguido destrinchar todo o Caminho da Estrela: a passagem para este mundo secreto. Percebendo que estava na minha cara e eu não conseguia ver, entrei no Caminho da Estrela. É que, em todas as fases com exceção da última, para que você possa continuar trilhando o caminho em volta da estrela, é necessário abrir uma fechadura. Isso deveria ter me dado um bom motivo para não usar a saída tradicional. Passei novamente por todas as fases da estrela, salvei e resetei o jogo. Então, quando fui olhar, o número de saídas encontradas tinha subido, mas apenas em um número. Faltava uma saída que eu não estava encontrando. Mas qual seria? Passei novamente por todos os mundos, tentando me lembrar quais passagens eu tinha aberto e quais não. Descobri que já tinha aberto todas as passagens que eu conhecia e já estava quase apelando para detonados na internet quando passei novamente pela Floresta da Ilusão. Atentei para todos os caminhos abertos e me veio à cabeça uma pequena lembrança: existem dois caminhos que conectam a Casa Assombrada ao Castelo de Roy Koopa. Ou, pelo menos, dois jeitos de se abrir o caminho. Um é por uma das fases normais da Floresta da Ilusão. O outro é pela própria Casa Assombrada. Entrei mais uma vez na Casa Assombrada da Floresta e me pus a procurar a passagem alternativa. Não foi difícil. As Casas Assombradas são cheias de portas escondidas, mas esta estava bem ali, na minha cara. Foi só passar direto pela primeira porta, a que leva à passagem "normal" e *TADA!* lá estava a passagem alternativa. Salvei o jogo, resetei e eis aí o resultado:


Curiosidades

 Depois de finalmente conseguir as 96 passagens, resolvi pesquisar na internet para ver se tinha alguma coisa que eu não tinha visto. Encontrei uma coisa bem interessante, na verdade. É dito que, na Zona Especial, se você ficar algum tempo parado, sem sair de lá, começa a tocar um remix da música de Super Mario Bros. Eu tive que comprovar e não é que era verdade? Confiram o vídeo abaixo (que também não foi feito por mim). Depois de aproximadamente dois minutos a música muda.



 Além disso, duas coisas bem interessantes sobre a música de Super Mario World (mas isso eu já tinha reparado e não precisei dos sites de curiosidades para descobrir) é que todas as músicas que tocam durante o jogo e fora do mapa mundi, isso é, as músicas das fases, são a mesma música em diversos arranjos diferentes e a percussão varia se você está com ou sem o Yoshi. Sem o Yoshi a música toca exatamente como ela é. Com o Yoshi é adicionado um efeito de bongôs. Outro fato interessante é que, se você conseguir completar todas as fases da Zona Especial, as aparências de vários inimigos muda e alguns inimigos de uma determinada cor aparecerão em cores diferentes. Não vou mais dizer mais nada a respeito disso. Você vai ter que jogar para saber.

Finalizando

 Bom, galera, acho que é isso. Não vou me aprofundar muito no jogo em si, mas espero que tenham curtido o artigo. E você? Também já jogou Super Mario World? Sente saudade e de vez em quando apela para os emuladores para jogar? Ainda tem seu Super Nintendo guardado? Use o campo de comentários e nos mostre sua opinião!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para um blog melhor:

1) Não poste comentários ofensivos e nem que contenham palavrões ou qualquer tipo de conotação sexual;
2) Não será tolerado qualquer tipo de preconceito;
3) Não floode;
4) Não anuncie seu site aqui. Nós temos uma área de parceiros dedicada a você. Contate-nos pelo formulário de contato;
5) Seja educado e use o bom senso.