quinta-feira, 15 de abril de 2010

Fazendo histórias com a pesquisa do Google

 Fala, galera nerd! Hoje estou aqui para falar sobre uma nova função disponibilizada pela Google: o criador de histórias em vídeo da pesquisa do Google (Google Search Stories Video Creator, no original). Trata-se de uma funcionalidade muito simples e tudo o que você tem que fazer para começar a usá-la é ter uma conta no YouTube.

Começando

 Para usar é muito simples. Se você já tem sua conta no YouTube ou pretende criar uma, acesse www.youtube.com/searchstories e você será direcionado ao canal da Search Stories, onde você pode conferir vários exemplos criados pela própria Google e por usuários. Veja abaixo o vídeo comercial sobre a nova função.



Criando

 Clicando no botão "Create your own", você será levado a uma página onde você poderá adicionar, em até sete campos diferentes, os termos e a forma de pesquisa que você quer usar. Por exemplo, vamos supor que você queira começar seu vídeo com "estudar em Paris", na busca da web. Seu vídeo começará mais ou menos como o vídeo que inspirou a Google a disponibilizar a funcionalidade. Confira-o abaixo.



Adicionando música

 Existem, ao todo, oito categorias com três músicas pré-prontas cada. Infelizmente, não é possível adicionar suas próprias músicas, mas isso ajuda na hora de criar o vídeo porque você não precisa se preocupar com a duração das músicas. Os gêneros musicais disponíveis são: ação, comédia, oeste e country, drama, família, terror, ficção científica e romance.

Enviando

 O último passo é pré-visualizar seu vídeo. Verifique se está tudo conforme você deseja. Se você quiser mudar alguma coisa, é só clicar em "Back" e mudar. Se estiver tudo certo, é só clicar em "Uplod to Youtube" e aguardar. A ferramenta avisa que isso pode demorar um pouco, e que você provavelmente terá tempo de tomar um cafezinho ou ir ao banheiro, mas não as duas coisas.

O que vem por aí

 É claro que, por ser uma ferramente relativamente nova, ainda existem muitas funções que podem e provavelmente serão acrescentadas. Só para se ter uma ideia do que pode vir por aí, assista ao vídeo criado pela Google entitulado "Jogos de Inverno".



Nerdices a Parte

 Como vocês sabem, meu novo lema é "nerd que é nerd não fica só escrevendo artigo em blog: ele vai lá e faz"! Por isso, decidi fazer eu mesmo um vídeo usando a nova ferramenta da Google. O resultado vocês conferem aí embaixo. Se ficou bom quem diz são vocês.



Gostou? Comente!

 E por enquanto é só, galera. Está na cara que a ferramenta de criação de histórias da pesquisa do Google ainda vai crescer muito e tem um longo caminho pela frente. E você? O que achou? Já fez um vídeo usando a nova ferramenta? Use o campo de comentários e até a próxima! o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para um blog melhor:

1) Não poste comentários ofensivos e nem que contenham palavrões ou qualquer tipo de conotação sexual;
2) Não será tolerado qualquer tipo de preconceito;
3) Não floode;
4) Não anuncie seu site aqui. Nós temos uma área de parceiros dedicada a você. Contate-nos pelo formulário de contato;
5) Seja educado e use o bom senso.