domingo, 4 de abril de 2010

Ovos de Páscoa

Finalmente, é páscoa. Tempo de celebrar o Cristo ressurreto. Mas a Páscoa também traz consigo uma coisa que a maioria das pessoas adoram (e que serve como uma ótima estratégia comercial): chocolate. Os tradicionais ovos de páscoa agradam todas as gerações e são uma ótima maneira de introduzir uma bela brincadeira para as crianças (especialmente se você tiver um bom quintal): a caça aos ovos de páscoa. E é isso mesmo o que o post de hoje pretende fazer. Não está entendendo? Então acompanhe esta pequena lista de presentes espalhados pelo seu jardim virtual.

Ovos de Páscoa

 Fazendo a alegria geral da nação no dia da Páscoa, os pequenos ovinhos de chocolate (às vezes não tão pequenos assim) rendem uma divertida brincadeira se forem espalhados pelo jardim ou pela casa. Agora imagine que seu jardim está bem aqui na sua frente, na tela de seu computador. Onde seria um ótimo lugar para esconder os ovos de páscoa? Se você respondeu nos programas e softwares, então já está começando a entender nossa brincadeira. Acontece que muitos desenvolvedores de softwares esconderam alguns ovos de páscoa em sua programação e eu vou tentar de ajudar a encontrar pelo menos alguns dos ovinhos. Pronto para a brincadeira? Então vamos começar!

Mozilla Firefox

 Para começar, vamos começar com um programa que talvez já esteja aberto na sua janela: o navegador da raposa. Existem vários ovos de páscoa escondidos por aqui. Vejamos alguns.

Firefox infinitos

 Já pensou em sair abrindo um navegador dentro de outro? Parece loucura, não é? Bom, parece mesmo, mas é só um ovo de páscoa escondido pelo pessoal da Mozilla, e para encontrá-lo é bem fácil. Na barra de endereços digite: chrome://browser/content/browser.xul e você já poderá visualizar o incrível paradoxo do continuum espaço-tempo da raposa de fogo.



Robô assassino

 Na verdade, não é bem um robô assassino. É só um simpático robozinho que aparece te saudando. Mas cuidado: ele deixa bem claro que a raça dele tem planos para a humanidade. Para chegar até ele, digite about:robots na barra de endereços.


O Evangelho segundo Mozilla

 Nada melhor que ler a palavra divina no dia da Páscoa, certo? Mas espere aí. Quem foi que escreveu este texto? No Firefox, você pode encontrar um belo texto escrito por... Vai saber? É só digitar about:mozilla na barra de endereços e voila!


uTorrent

 O compartilhador da letra grega já começa com seu próprio nome sendo um belo ovo de páscoa. O correto não é "uTorrent" mas "(letra grega)Torrent". Acontece que eu não sei colocar essa letra no texto e to com preguiça de aprender. Vamos ao que interessa.

Efeito sonoro espacial / videogame

 Para ouvir um efeito sonoro muito interessante, é muito fácil. Com o uTorrent aberto, clique sobre a guia "Ajuda" e depois em "Sobre uTorrent". Agora é só clicar no logo do programa e viajar.



uTris

 Quem não gosta do clássico jogo de Tetris? Ainda na janela "Sobre uTorrent" mostrada acima, segure a tecla Ctrl no teclado e aperte a tecla T. Você vai começar um jogo controlado apenas pelas setas direcionais do teclado.


Open Office

O concorrente de código aberto do Microsoft Office tem ganho cada vez mais espaço no dia a dia dos usuários de PC. Muitas empresas já o adotaram como ferramenta oficial e quem não sabe usá-lo, pode acabar ficando pra trás. Por isso, quando seu futuro patrão perguntar se você sabe usar o Open Office, mostre que pelo menos os ovos de páscoa você conhece!

Space Invaders

 Primeiro, abra uma planilha de cáculo (Calc). Em qualquer uma das células, digite a fórmula =game() e pressione Enter. A mensagem "Say What?" vai aparecer nessa célula. Agora, digite a fórmula =GAME (“StarWars”). Uma janela vai se abrir e você já pode jogar. Se você digitar a fórmula de novo aparecerá a mensagem "Oh no, not again!".



 Windows Live Messenger


Quem achava que a empresa de Bill Gates ia escapar dessa ainda não viu nada. Vejamos um exemplo escondido no mensageiro instantâneo mais usado do mundo.


Emoticons secretos

Todo o mundo que usa o WLM sabe muito bem que ele vem com seus emoticons padrão, acessáveis pelo menu de contexto com o rostinho sorrindo, certo? Errado. O mensageiro conta com dois emoticons escondidos. Um do console Xbox e um de um cigarro aceso.


Skype

 Se o seu negócio é VoIP, fique sabendo que o Skype também possui seus ovos de páscoa.

Mais emoticons secretos


E a lista do Skype é ainda maior que a do mensageiro da Microsoft! Confira.


Google


Que o Google é um dos maiores, senão o maior buscador da atualidade, ninguém pode negar. Mas ele também conta com suas brincadeirinhas escondidas.

 Chuck Norris encontra você

 Todo o mundo sabe do que Chuck Norris é capaz. São comuns frases bizarras como "Chuck Norris contou até o infinito... 3 vezes", "Só Chuck Norris pode ferir Chuck Norris" ou "O ingrediente secreto do energético Red Bull é a urina de Chuck Norris". Sendo assim, a Google, pra não levar um roundhouse kick na lata, decidiu que não ia procurar pelo grande astro. No site da Google, digite "Find Chuck Norris" na caixa de pesquisa e clique em "Estou com sorte". Depois é melhor seguir a orientação do site e correr, antes que ele te encontre.


O Google do Mundo Do Contra

Você já ouviu falar do mundo atrás do espelho? A dimensão paralela também possui sua própria versão do buscador mais famoso da nossa dimensão. Digite "elgoog" na caixa de pesquisa e depois clique em "Estou com sorte". Aí é só começar a fazer suas pesquisas de trás pra frente.


Microsoft Word

 E lá está a empresa das janelinhas de novo com mais um ovo de páscoa.

A raposa marrom pula sobre o cão preguiçoso

 Não, não. Não é uma nova propagando sobre o Firefox. É só mais um ovo de páscoa. Abra um novo documento no Word, digite "=rand(100,55)" e aperte Enter. Nas versões mais recentes, o que aparece é uma explicação sobre o menu Inserir, mas nas versões anteriores ao Office 2007, você verá a frase acima, que é uma das únicas que, em inglês, compreendem todas as letras do alfabeto.


Google Earth

 É claro que a Google não poderia deixar de colocar seus próprios ovos de páscoa em seu visualizador do globo terrestre, certo? Pouco se sabe sobre a veracidade das imagens a seguir.

É de lamber os dedos!

 Há muito tempo todos conhecem os restaurantes fast food. Mas um que vem se destacando há menos tempo (no Brasil) que marcas como McDonald's ou Bob's é o KFC, sigla para Kentucky Fried Chicken. Quem quiser ver a figura do simpático Coronel no Google Earth só precisa buscar pelas coordenadas 37°38'46.50"N 115°45'2.98"W e vai encontrá-lo.


Falando em comer...

 Agora que você está olhando para a imagem do Coronel, vá afastando o zoom aos poucos e você encontrará a figura de um simpático comilão dos videogames.


Raposa de fogo

Como não poderia deixar de ser, a Google exibe também o logotipo de um de seus concorrentes no Google Earth. Pesquise pelas coordenadas 45° 7'25.87"N 123° 6'48.97"W. Pronto! Agora vá aplicando zoom aos poucos até que a simpática raposa apareça.


Ei, Pluto!

Finalmente, se você está se perguntando se pode encontrar o simpático ratinho no Google Earth, a resposta é muito simples: Yes, you can! Simplesmente pesquise pelas coordenadas 28 23 46 N 81 34 42.11 W e pronto! Aparecerá um lago com o formato da cabeça do Mickey Mouse.





1227


 Para encerrar, falo sobre este que não é exatamente um ovo de páscoa, mas também é divertido. Em qualquer navegador (Internet Explorer, Firefox, Chrome, etc.) digite www.1227.com na barra de endereços (ou clique no link) para ver o que acontece. Não se preocupe. Não é nenhum vírus e tudo o que você tem que fazer para sair da página é clicar em OK.

Feliz Páscoa

 Sabe de algum ovo de páscoa que não foi citado acima? Você também foi "Rick Roll'd"? Então não deixe de comentar! Uma feliz Páscoa cheia de ovos de páscoa de verdade para todos, mas não esqueçam do verdadeiro significado da Páscoa, hein?

2 comentários:

Regras para um blog melhor:

1) Não poste comentários ofensivos e nem que contenham palavrões ou qualquer tipo de conotação sexual;
2) Não será tolerado qualquer tipo de preconceito;
3) Não floode;
4) Não anuncie seu site aqui. Nós temos uma área de parceiros dedicada a você. Contate-nos pelo formulário de contato;
5) Seja educado e use o bom senso.