sábado, 3 de abril de 2010

I got a Need for Speed

Uma breve história dos Needs

Fala, galera! Mais uma vez estamos aqui para trazer um pouco mais de nerdice para vocês. No post de hoje, eu pretendo falar um pouco da história desse que é um dos maiores (especialmente em longevidade) jogos de corrida de todos os tempos: o Need for Speed. Primeiramente, vamos dar uma rápida olhada nas versões existentes. São tantas que o povo às vezes se confunde. Note que apenas as versões principais serão abordadas (ou seja, nada de spinoffs e exclusivos). Portanto, mãos a obra.

The Need for Speed



 Tudo começa aqui. Com o título de "Road & Track presents: The Need for Speed", o primeiro jogo da série de corrida da Electronic Arts já exibia pretensão. Lançado em 1995 para os consoles 3DO, Play Station, Sega Saturn e para o DOS, o jogo era totalmente focado no realismo, chegando a ser produzido conjuntamente com uma revista especializada em automobilismo. Também, já na primeira versão, o interesse por carros licenciados foi mostrado. O jogo contava também com a polícia que, às vezes, perseguia e multava o jogador, fazendo-o perder tempo na corrida.

Need for Speed II



 O segundo jogo da série foi lançado em 1997 para PC e Play Station e foi o primeiro a introduzir na série o gênero arcade, voltado para a diversão, ao invés da simulação. A polícia também foi retirada. Não houveram muitas outras diferenças significativas além da mudança de gênero, mas pode-se destacar que, com o uso de códigos especiais, era possível usar não apenas os carros originais, mas também todos os carros civis e objetos como caixas e troncos que, obviamente, não tinham o barulho do motor.

Need for Speed III: Hot Pursuit





O terceiro jogo da série de corrida marcou o retorno da polícia. Na verdade, pode-se considerar que a polícia só foi introduzida, de fato, nesta versão. Ao invés de simplesmente multar o jogador, fazendo-o perder seu precioso tempo, a polícia tenta realmente prender o infrator no meio dos rachas. De perseguições em alta velocidade a barris de fumaça jogados por helicópteros, a polícia fazia de tudo para prender o jogador. Além disso, também é possível fazer o papel de policial e tentar prender os infratores.

Need for Speed IV: High Stakes



 O quarto jogo da série, lançado em 1999 para Play Station e PC, Need for Speed IV: High Stakes tentou levar as corridas para um novo patamar. Adicionando o modo de corrida High Stakes, onde o vencedor leva o carro do perdedor para si, High Stakes também foi o primeiro jogo da série a contar com danos visuais e físicos nos carros.

Need for Speed: Porsche Unleashed



 O quinto jogo da série, lançado para Play Station e PC em 2000, Need for Speed: Porsche Unleashed, como o nome sugere, disponibilizava apenas carros da marca Porsche, voltando o foco à simulação. Existia um modo de carreira especial onde o jogador era convidado a (virtualmente) trabalhar como piloto de teste da Porsche, além das famigeradas corridas.

Need for Speed: Hot Pursuit II



 Lançado em 2002 para Play Station 2, Xbox, Game Cube e PC, o sexto jogo da série voltava ao célebre Hot Pursuit, com o foco nas perseguições policiais. Pode ser considerado uma versão melhorada do Need for Speed III: Hot Pursuit, já que não tem muitas diferenças na fórmula.






Need for Speed: Underground


 Finalmente, o jogo que revolucionou a série. Acrescentando o elemento tuning, inspirado em filmes como Velozes e Furiosos, Need for Speed: Underground ficou tão famoso em relação aos anteriores, que muita gente pensa, sem saber da verdade, que esta versão foi a primeira da série. A polícia foi esquecida nessa versão, com foco total nos rachas e pegas - e, é claro, no tuning e personalização dos carros. Need for Speed: Underground iniciou uma sequência na série onde cada jogo é como umaa continuação para o anterior, mostrando o jogador vindo da outra cidade no início do jogo.


Need for Speed: Underground 2


 A continuação de Need for Speed: Underground, Need for Speed: Underground 2 introduziu uma grande diferença na série: o modo de Passeio Livre (Free Roam), onde é possível vagar livremente por toda a cidade do jogo, sem as restrições das pistas normais. Com ainda mais foco no tuning, esta versão foi a que apresentou a maior variedade de opções de personalização da série, contando até mesmo com coisas como aparelhagem de som no porta-malas e sistema hidráulico que faz o carro dançar. Outra grande novidade foi o modo de pega no Passeio Livre, onde, enquanto no mode Free Roam, você poderia engajar uma corrida de perseuição com qualquer corredor que encontrasse.


Need for Speed: Most Wanted


 A continuação de Need for Speed: Underground 2 é tida como um dos melhores jogos da série por uma fator muito simples: a polícia foi reintroduzida com força total no jogo, contando com novas estratégias de perseguição e importunando o jogador até mesmo no modo de passeio livre. Situado na cidade de Rockport, Need for Speed: Most Wanted colocava o jogo de volta ao tempo diurno, cuja principal diferença em relação aos jogos anteriores foi o tempo mutável (ora o céu estava claro, ora nublado, ora de um tom bem agradável, simulando a parte da manhã).


Need for Speed: Carbon





"Os embates da cidade são resolvidos nas montanhas". Esta foi a frase que marcou a continuação de Need for Speed: Most Wanted. Situado na cidade de Palmont, Need for Speed: Carbon acrescentou o modo de Canyon Duel, onde o objetivo era ultrapassar o oponente e ficar o mais na frente dele possível para ganhar pontos enquanto desce uma montanha vertiginosa, onde é possível cair morro abaixo. Contando com uma polícia ligeiramente menos inteligente que seu predecessor, Need for Speed: Carbon volta à ambientação noturna e conta com uma cidade dominada por quatro gangues de corredores de rua, onde é possível montar a sua própria.

Need for Speed: Pro Street

 "Em time que está ganhando não se mexe". Ignorando essa frase, a Electronic Arts lançou a controversa versão Need for Speed: Pro Street, encerrando a série iniciada no primeiro Underground. Voltando às suas origens, o jogo conta com uma espécie de simulador, com circuitos oficiais e fechados, onde o jogador faz parte de uma equipe de corrida. Considerado por muitos o pior jogo da série, Pro Street consegue seu lugar ao sol, mas a maioria dos gamers concorda que a Electronic Arts teria feito melhor simplesmente continuando no gênero arcade.


Need for Speed: Undercover

 A tentativa de retomar o gênero arcade assustou ainda mais os jogadores. Inspirado em filmes como Carga Explosiva, Need for Speed: Undercover reintroduz os modos de passeio livre e as perseguições policiais. No entanto, o jogo não oferece nenhum incentivo à exploração da gigantesca cidade, já que a todo momento é exibida uma mensagem na parte inferior da tela dizendo para o jogador apertar um único botão para engajar um novo evento. Além disso, a sensação de circuito fechado é reforçada pelas limitações nas pistas - na série Underground as limitações eram feitas por paredes semitransparentes, mas Undecover coloca paredes com aparência realmente sólida. A maioria dos gamers que não consideram Pro Street o pior jogo da série o faz com Undercover. O destaque, no entanto, fica para o modo de Batalha de Rodovia, uma espécie de Canyon Duel em plena autoestrada, onde é preciso desviar do tráfego contínuo para despistar o adversário.


Need for Speed: Shift

 A promessa da Electronic Arts de entrar de vez para o mundo da simulação finalmente atingiu seu objetivo. Concebido para agradar a gregos e troianos, o jogo, logo de cara, coloca o jogador no cockpit de uma verdadeira máquina, a fim de analisar o modo de dirigir deste jogador - aliás, a visão do cockpit é um dos grandes atrativos do jogo. Need for Speed: Shift coloca o jogo de volta às corridas legalizadas em circuitos oficiais, mas de um jeito tão realista que não derrapa nos erros de Pro Street, além de possibilitar o desligamento de várias funções para tornan a jogabilidade mais arcade.

Need for Speed World

 Finalmente, o jogo que me deu ânimo e vontade para escrever este artigo. Com o lançamento previsto para o quarto trimestre de 2010, Need for Speed World é o jogo que mais prometeu em toda a série. Trata-se nada menos que uma versão totalmente online do jogo, em formato de MMO. É isso mesmo! Finalmente a franquia Need for Speed vai ganhar um componente totalmente online, com o foco na interatividade entre os jogadores. Os leitores (ou gamers) mais atentos lembram-se que Carbon foi uma continuação de Most Wanted, mostrando o protagonista vindo de Rockport para Palmont no início do jogo. Need for Speed World unirá as duas cidades em um só jogo, oferecendo um vasto - e familiar - mundo a ser explorado. A ambientação, ao que parece, será totalmente diurna, dando uma nova experiência à cidade de Palmont, e até oito jogadores poderão participar de cada corrida. Como sempre, Need for Speed World contará com um vasto acervo de carros de verdade. A diferença crucial nessa versão será que, com a jogabilidade voltada para o gênero MMO, serão adicionados diversos "power-ups" nas corridas, cada um com o efeito mais legal que o outro. As vitórias serão convertidas em pontos de reputação e dinheiro para gastar no mundo do jogo, possibilitando as mais diversas modificações: desde uma película de insulfilm até mudanças na maneira de controlar o carro. Melhor do que falar, segue abaixo o trailer oficial do jogo.



Finalizando

 Podemos notar que Need for Speed é uma franquia que nem tão cedo vai sair do gosto dos jogadores. Com todos os altos e baixos ao longo da grande pista, Need for Speed conseguiu se firmar como um dos maiores e melhores jogos de corrida de todos os tempos. E você? Joga ou já jogou Need for Speed? Assim como eu este artigo está te deixando com vontade de tirar o carro do armário e ir jogar? Não deixe de comentar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para um blog melhor:

1) Não poste comentários ofensivos e nem que contenham palavrões ou qualquer tipo de conotação sexual;
2) Não será tolerado qualquer tipo de preconceito;
3) Não floode;
4) Não anuncie seu site aqui. Nós temos uma área de parceiros dedicada a você. Contate-nos pelo formulário de contato;
5) Seja educado e use o bom senso.