Fala, galera! Mais uma vez estamos aqui para trazer um pouco mais de nerdice para vocês. No post de hoje, eu pretendo falar um pouco da história desse que é um dos maiores (especialmente em longevidade) jogos de corrida de todos os tempos: o Need for Speed. Primeiramente, vamos dar uma rápida olhada nas versões existentes. São tantas que o povo às vezes se confunde. Note que apenas as versões principais serão abordadas (ou seja, nada de spinoffs e exclusivos). Portanto, mãos a obra.
The Need for Speed
Tudo começa aqui. Com o título de "Road & Track presents: The Need for Speed", o primeiro jogo da série de corrida da Electronic Arts já exibia pretensão. Lançado em 1995 para os consoles 3DO, Play Station, Sega Saturn e para o DOS, o jogo era totalmente focado no realismo, chegando a ser produzido conjuntamente com uma revista especializada em automobilismo. Também, já na primeira versão, o interesse por carros licenciados foi mostrado. O jogo contava também com a polícia que, às vezes, perseguia e multava o jogador, fazendo-o perder tempo na corrida.
Need for Speed II
O segundo jogo da série foi lançado em 1997 para PC e Play Station e foi o primeiro a introduzir na série o gênero arcade, voltado para a diversão, ao invés da simulação. A polícia também foi retirada. Não houveram muitas outras diferenças significativas além da mudança de gênero, mas pode-se destacar que, com o uso de códigos especiais, era possível usar não apenas os carros originais, mas também todos os carros civis e objetos como caixas e troncos que, obviamente, não tinham o barulho do motor.
Need for Speed III: Hot Pursuit
O terceiro jogo da série de corrida marcou o retorno da polícia. Na verdade, pode-se considerar que a polícia só foi introduzida, de fato, nesta versão. Ao invés de simplesmente multar o jogador, fazendo-o perder seu precioso tempo, a polícia tenta realmente prender o infrator no meio dos rachas. De perseguições em alta velocidade a barris de fumaça jogados por helicópteros, a polícia fazia de tudo para prender o jogador. Além disso, também é possível fazer o papel de policial e tentar prender os infratores.
Need for Speed IV: High Stakes
O quarto jogo da série, lançado em 1999 para Play Station e PC, Need for Speed IV: High Stakes tentou levar as corridas para um novo patamar. Adicionando o modo de corrida High Stakes, onde o vencedor leva o carro do perdedor para si, High Stakes também foi o primeiro jogo da série a contar com danos visuais e físicos nos carros.
Need for Speed: Porsche Unleashed
O quinto jogo da série, lançado para Play Station e PC em 2000, Need for Speed: Porsche Unleashed, como o nome sugere, disponibilizava apenas carros da marca Porsche, voltando o foco à simulação. Existia um modo de carreira especial onde o jogador era convidado a (virtualmente) trabalhar como piloto de teste da Porsche, além das famigeradas corridas.
Need for Speed: Hot Pursuit II
Lançado em 2002 para Play Station 2, Xbox, Game Cube e PC, o sexto jogo da série voltava ao célebre Hot Pursuit, com o foco nas perseguições policiais. Pode ser considerado uma versão melhorada do Need for Speed III: Hot Pursuit, já que não tem muitas diferenças na fórmula.
Need for Speed: Underground
Finalmente, o jogo que revolucionou a série. Acrescentando o elemento tuning, inspirado em filmes como Velozes e Furiosos, Need for Speed: Underground ficou tão famoso em relação aos anteriores, que muita gente pensa, sem saber da verdade, que esta versão foi a primeira da série. A polícia foi esquecida nessa versão, com foco total nos rachas e pegas - e, é claro, no tuning e personalização dos carros. Need for Speed: Underground iniciou uma sequência na série onde cada jogo é como umaa continuação para o anterior, mostrando o jogador vindo da outra cidade no início do jogo.
Need for Speed: Underground 2
A continuação de Need for Speed: Underground, Need for Speed: Underground 2 introduziu uma grande diferença na série: o modo de Passeio Livre (Free Roam), onde é possível vagar livremente por toda a cidade do jogo, sem as restrições das pistas normais. Com ainda mais foco no tuning, esta versão foi a que apresentou a maior variedade de opções de personalização da série, contando até mesmo com coisas como aparelhagem de som no porta-malas e sistema hidráulico que faz o carro dançar. Outra grande novidade foi o modo de pega no Passeio Livre, onde, enquanto no mode Free Roam, você poderia engajar uma corrida de perseuição com qualquer corredor que encontrasse.
Need for Speed: Most Wanted
A continuação de Need for Speed: Underground 2 é tida como um dos melhores jogos da série por uma fator muito simples: a polícia foi reintroduzida com força total no jogo, contando com novas estratégias de perseguição e importunando o jogador até mesmo no modo de passeio livre. Situado na cidade de Rockport, Need for Speed: Most Wanted colocava o jogo de volta ao tempo diurno, cuja principal diferença em relação aos jogos anteriores foi o tempo mutável (ora o céu estava claro, ora nublado, ora de um tom bem agradável, simulando a parte da manhã).
Need for Speed: Carbon
"Os embates da cidade são resolvidos nas montanhas". Esta foi a frase que marcou a continuação de Need for Speed: Most Wanted. Situado na cidade de Palmont, Need for Speed: Carbon acrescentou o modo de Canyon Duel, onde o objetivo era ultrapassar o oponente e ficar o mais na frente dele possível para ganhar pontos enquanto desce uma montanha vertiginosa, onde é possível cair morro abaixo. Contando com uma polícia ligeiramente menos inteligente que seu predecessor, Need for Speed: Carbon volta à ambientação noturna e conta com uma cidade dominada por quatro gangues de corredores de rua, onde é possível montar a sua própria.
Need for Speed: Pro Street
"Em time que está ganhando não se mexe". Ignorando essa frase, a Electronic Arts lançou a controversa versão Need for Speed: Pro Street, encerrando a série iniciada no primeiro Underground. Voltando às suas origens, o jogo conta com uma espécie de simulador, com circuitos oficiais e fechados, onde o jogador faz parte de uma equipe de corrida. Considerado por muitos o pior jogo da série, Pro Street consegue seu lugar ao sol, mas a maioria dos gamers concorda que a Electronic Arts teria feito melhor simplesmente continuando no gênero arcade.
Need for Speed: Undercover
A tentativa de retomar o gênero arcade assustou ainda mais os jogadores. Inspirado em filmes como Carga Explosiva, Need for Speed: Undercover reintroduz os modos de passeio livre e as perseguições policiais. No entanto, o jogo não oferece nenhum incentivo à exploração da gigantesca cidade, já que a todo momento é exibida uma mensagem na parte inferior da tela dizendo para o jogador apertar um único botão para engajar um novo evento. Além disso, a sensação de circuito fechado é reforçada pelas limitações nas pistas - na série Underground as limitações eram feitas por paredes semitransparentes, mas Undecover coloca paredes com aparência realmente sólida. A maioria dos gamers que não consideram Pro Street o pior jogo da série o faz com Undercover. O destaque, no entanto, fica para o modo de Batalha de Rodovia, uma espécie de Canyon Duel em plena autoestrada, onde é preciso desviar do tráfego contínuo para despistar o adversário.
Need for Speed: Shift
A promessa da Electronic Arts de entrar de vez para o mundo da simulação finalmente atingiu seu objetivo. Concebido para agradar a gregos e troianos, o jogo, logo de cara, coloca o jogador no cockpit de uma verdadeira máquina, a fim de analisar o modo de dirigir deste jogador - aliás, a visão do cockpit é um dos grandes atrativos do jogo. Need for Speed: Shift coloca o jogo de volta às corridas legalizadas em circuitos oficiais, mas de um jeito tão realista que não derrapa nos erros de Pro Street, além de possibilitar o desligamento de várias funções para tornan a jogabilidade mais arcade.
Need for Speed World
Finalmente, o jogo que me deu ânimo e vontade para escrever este artigo. Com o lançamento previsto para o quarto trimestre de 2010, Need for Speed World é o jogo que mais prometeu em toda a série. Trata-se nada menos que uma versão totalmente online do jogo, em formato de MMO. É isso mesmo! Finalmente a franquia Need for Speed vai ganhar um componente totalmente online, com o foco na interatividade entre os jogadores. Os leitores (ou gamers) mais atentos lembram-se que Carbon foi uma continuação de Most Wanted, mostrando o protagonista vindo de Rockport para Palmont no início do jogo. Need for Speed World unirá as duas cidades em um só jogo, oferecendo um vasto - e familiar - mundo a ser explorado. A ambientação, ao que parece, será totalmente diurna, dando uma nova experiência à cidade de Palmont, e até oito jogadores poderão participar de cada corrida. Como sempre, Need for Speed World contará com um vasto acervo de carros de verdade. A diferença crucial nessa versão será que, com a jogabilidade voltada para o gênero MMO, serão adicionados diversos "power-ups" nas corridas, cada um com o efeito mais legal que o outro. As vitórias serão convertidas em pontos de reputação e dinheiro para gastar no mundo do jogo, possibilitando as mais diversas modificações: desde uma película de insulfilm até mudanças na maneira de controlar o carro. Melhor do que falar, segue abaixo o trailer oficial do jogo.
Finalizando
Podemos notar que Need for Speed é uma franquia que nem tão cedo vai sair do gosto dos jogadores. Com todos os altos e baixos ao longo da grande pista, Need for Speed conseguiu se firmar como um dos maiores e melhores jogos de corrida de todos os tempos. E você? Joga ou já jogou Need for Speed? Assim como eu este artigo está te deixando com vontade de tirar o carro do armário e ir jogar? Não deixe de comentar!
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