sexta-feira, 2 de abril de 2010

A história da Páscoa... Contada na linguagem do amanhã!

Olá, meus queridos leitores! Espero que estejam todos muito bem e muito felizes e muito no clima de Páscoa. Hehehe... E é claro que todos sabem qual é o verdadeiro significado da Páscoa, certo? Bom, sabendo ou não sabendo, resolvi escrever um pouco sobre esta bonita história no post de hoje. Então, me veio à cabeça que, como este é um blog que fala de nerdices, nada melhor que fazer uma pequena adaptação da história para que ela fique de um jeito mais nerd. Ou, na verdade, de um jeito que os papais nerds possam contar para seus pequenos nerdzinhos sem que eles durmam na metade da história. E lembrem-se: o objetivo deste post é divertir e, de certo modo, informar, mas jamais ofender. Bom, chega de papo e vamos começar. Espero que curtam e comentem! o/

A Última Ceia

 Que maneira melhor de começar uma história senão com a palavra "última"? Bom, aconteceu que, muito tempo atrás, um certo homem estava com seus discípulos e se deu conta que estava chegando a Páscoa. Então ele mandou os discípulos à cidade e disse pra eles pedirem emprestada a casa de um homem que morava lá, porque ele estava a fim de celebrar a Páscoa por lá. Os discípulos cumpriram as ordens como seu Mestre os ordenou. Naquele tempo, a festa da Páscoa nada mais era que uma celebração de pão, vinho e frutas (na verdade, tinha muito significado por trás disso, mas aí já seria outra história). Então, quando era de tarde, o homem se sentou na mesa com seus doze discípulos. E enquanto eles comiam, ele disse: "Um de vocês é um canalha e vai me trair". Calma, não precisam se escandalizar! Lembrem-se que é uma história na linguagem de amanhã. Bom, voltando à história, os discípulos começaram a cochichar e a murmurar e diziam: "por acaso sou eu, Mestre?" e ele respondeu: "Aquele que põe a mão no meu prato vai me trair. A verdade é que o Filho do Homem vai ser traído, mas eu tenho pena daquele que o trair. Seria melhor que ele nem tivesse nascido". Aí Judas, que era o traidor, perguntou: "E por acaso sou eu, Rabi?" Rabi... É... Rabi quer dizer Mestre. E Judas perguntou: "Por acaso sou eu, Rabi?" e o homem respondeu: "É você quem está falando". E o nome deste homem era Jesus. Então Jesus pegou o pão, agradeceu aos céus, o abençoou, e enquanto o partia disse: "Peguem e comam. Este é o meu corpo que está sendo repartido entre vocês". E do mesmo jeito, ele pegou o cálice de vinho, agradeceu aos céus, o abençoou e disse: "Peguem e bebam. Este é o meu sangue. O sangue da nova aliança que é derramado para o perdão dos pecados". Então ele cantou uma música com seus discípulos e todos partiram para o Monte das Oliveiras.

No Jardim

 E quando chegaram no monte, Jesus virou pros discípulos e disse: "Esta noite todos vocês vão se escandalizar de mim. Mas quando e ressuscitar, vou guiar vocês até a Galiléia". Mas Pedro respondeu dizendo: "Mesmo que todos estes outros se escandalizem de você eu não vou me escandalizar". Mas Jesus deu o fora nele dizendo: "Tolo. Antes do galo cantar você vai dizer que não me conhece três vezes". Tentando se recompor, Pedro disse: "Mesmo que eu tenha que morrer com o Senhor, eu não vou te negar" e todos os discípulos disseram o mesmo. Então eles foram até o jardim chamado Getsêmani. E Jesus disse: "Sentem aí que eu vou ali orar e já volto". Apesar disso, ele levou Pedro e os dois filhos de Zebedeu com ele. E quando começou a orar, ficou muito triste e desesperado. Então virou pra eles e disse: "A minha alma está toda triste porque vou morrer. Fiquem aqui e orem comigo". E indo um pouco mais para a frente, se ajoelhou e se curvou e disse: "Pai, se puder, afasta de mim este cálice. Mas não faça como eu quero e sim como o Senhor quer". E voltou para perto dos discípulos, mas qual não foi sua surpresa quando os achou dormindo? Então disse: "Seus manés! Não podiam ficar orando comigo nem um pouquinho? Fiquem atentos e orem, pra não cair em tentação. A verdade é que o espírito já está pronto, mas a carne ainda é fraca". E saiu pra orar de novo e disse: "Pai, se eu vou ter mesmo que engolir o que tem neste cálice, faça o que o Senhor quer". E quando voltou eles estavam dormindo de novo. Então foi orar de novo e repetiu as mesmas palavras. Então voltou para os discípulos e, ignorando o fato que eles tinham passado quase o dia e a noite inteiros dormindo, ele disse: "Agora durmam e descansem. Chegou a hora em que o Filho do Homem vai ser entregue na mão dos pecadores". E quando percebeu que Judas estava chegando, ele disse aos seus discípulos: "Levantem e vamos embora. O traidor chegou". E Judas não estava sozinho. Junto com ele tinham vários soldados e pessoas comuns carregando armas. Judas tinha dado um sinal para eles, dizendo: "Aquele que eu beijar... É... na testa... Esse é o cara. Prendam ele". E se aproximou de Jesus e disse: "Saudações, Rabi" e o beijou na testa. Mas Jesus respondeu: "Amigo, por que está aqui?" e a multidão se aproximou e eles prenderam Jesus. Mas um dos outros onze discípulos pegou a espada e estava querendo luta, então cortou a orelha de um dos soldados. Mas Jesus disse: "Guarda essa porcaria porque todos os que ferirem com a espada morrerão com a espada. Você acha mesmo que eu não poderia pedir ao meu Pai agora mesmo que viesse um exército de anjos pra me salvar? Isso tudo vai acontecer porque já está escrito, cara". Então Jesus virou pra multidão e disse: "Quem vocês acham que eu sou? Um ladrão? Todos os dias eu estava sentadinho no templo com vocês e vocês não me prenderam". E todos os discípulos que estavam com ele fugiram.

O Julgamento

 Aqueles que tinham prendido Jesus o levaram até a presença do sumo sacerdote Caifás, que estava com todos os chefes da lei. Pedro o estava seguindo de longe. Quando eles entraram na casa de Caifás, ele se sentou no pátio para esperar. E estavam todos os chefes da lei querendo arranjar alguma coisa pra acusar Jesus e dar pena de morte pra ele. Mas não encontraram nada, apesar de terem convocada muitas testemunhas falsas para o acusar. Até que chegaram duas testemunhas falsas e acusaram Jesus de qualquer coisa. E Jesus respondeu: "Eu posso derrubar o templo de Deus e construir tudo de novo em três dias". E o sumo sacerdote se levantou e disse: "Vai ficar de choramingo ou vai responder alguma coisa a esses dois?". Mas Jesus ficou calado e o sumo sacerdote disse: "Em nome do Deus vivo eu ordeno que diga se você é o Cristo, o filho de Deus". E Jesus respondeu: "É você quem tá falando. Mas a verdade é que em breve vocês vão ver o Filho do Homem sentado do lado do Pai, e vindo sobre as nuvens do céu". E o sumo sacerdote, se animando, disse: "Blasfemou!" É... Blasfemar é quando você diz ou faz alguma coisa que pode ser considerada pecado contra Deus. "Blasfemou! Pra que precisamos de mais testemunhas? Vocês todos ouviram a blasfêmia". E todos os que estavam lá disseram: "Pena de morte". E aí foram à forra com Jesus, cuspindo nele, dando tapas e socos nele, cobrindo ele de pancadas. E ficavam fazendo piada dele. Pedro ainda estava sentado no pátio quando veio uma empregada do sacerdote e disse: "Você também estava com Jesus, o galileu", mas Pedro disse: "Não sei do que está falando", e saiu de perto. Mas foi quando outra empregada o viu e disse: "Aquele cara também tava com Jesus, o nazareno", mas Pedro respondeu: "Não conheço esse aí", e continuou andando. Então todos os que estavam ali se reuniram e disseram: "Com certeza você é um deles, porque a sua fala te denuncia". Pedro, que já estava ficando fulo da vida, começou a xingar e disse: "Eu não conheço esse cara". E quando terminou de falar isso, o galo cantou. E Pedro se lembrou do que Jesus tinha dito, que antes do galo cantar ele iria dizer que não o conhece por três vezes. E saiu correndo e chorando. E quando já era de manhã, todos os príncipes e sábios estavam reunidos para decidir se matavam Jesus. Então decidiram que o melhor a fazer era levá-lo ao governador, Pôncio Pilatos. Quando Judas viu que Jesus tinha sido condenado, se arrependeu e tentou devolver as moedas que tinham lhe dado. Ele se aproximou dos príncipes e sábios e disse: "Pequei, traindo o sangue inocente", mas os príncipes responderam: "E o que é que a gente tem a ver com isso? O problema é teu". Então Judas, tendo um acesso de emocore, jogou as moedas no templo e foi se enforcar. Então, os príncipes, que não eram bobos, pegaram as moedas, mas lembraram que tinham sido usadas para matar alguém e souberam que não poderiam dar aquele dinheiro pra igreja. Então decidiram comprar um campo pra fazer de cemitério. Por isso, aquele campo foi chamado Campo de Sangue. Então Jesus foi levado à presença do governador, que disse: "Você é o rei dos judeus?", mas Jesus respondeu: "Você que tá dizendo". E foi acusado de várias maneiras, mas ficou caladinho na dele. Pilatos disse: "Não está ouvindo as acusações?", mas ele não respondeu nada, surpreendendo o governador. Como era comum na época de Páscoa, o governador mandou trazerem um preso para o povo escolher se o soltava. O deliquente escolhido foi um bem famoso por seus atos hediondos. O nome dele era Barrabás. Então Pilatos levou os dois até o povo para serem escolhidos, e perguntou: "Qual desses dois vocês querem soltar?" e o povo respondeu: "Barrabás". Então o governador disse: "E que é que devemos fazer com Jesus?" e o povo respondeu: "Prega ele na cruz". O governador tentou argumentar, dizendo: "Mas que mal este homem fez?" mas o povo gritava com ainda mais intensidade: "Prega ele na cruz". Então, vendo que não ia adiantar argumentar com o povo, lavou as mãos na frente de todo o mundo e disse: "Estou inocente do sangue deste cara". Então mandou soltarem Barrabás e esculhambarem com Jesus, pra botá-lo na cruz. E foi o que fizeram.

A Cruz

 Então os servos do governador espancaram Jesus, e tiraram a roupa dele, e colocaram nele uma roupa vermelha, e bateram nele de novo, e tiraram a roupa vermelha dele, e colocaram a roupa dele nele, e bateram nele mais um pouco, e colocaram uma coroa de espinhos na cabeça dele, e quando saíram encontraram um qualquer na rua e mandaram ele ajudar Jesus a carregar a cruz, porque iam subir o morro e não queriam perder tempo. Quando chegaram lá em cima, ofereceram uma bebida a Jesus e ele provou, mas era vinagre, então não quis mais beber. Então, botaram ele na cruz para nela ser pregado, tiraram as roupas dele de novo e jogaram dados pra ver quem ficava com ela. E no topo da cruz colocaram uma placa onde se lia "Este é o Rei dos Judeus". Foram crucificados ao lado dele dois ladrões e todos os que passavam por onde ele estava xingavam. E os soldados zombavam dele, dizendo: "Você não é o cara que derruba o templo e torna a construí-lo em três dias? Então salve-se! Se você é o filho de Deus, desce da cruz". Então um dos ladrões que estava em uma das cruzes disse: "Você não é o filho de Deus? Então tire a gente daqui". Mas o outro ladrão respondeu: "Você não tem respeito a Deus nem estando na mesma condenação que Ele?". E, olhando para Jesus, disse: "Jesus, quando você entrar no seu reino, lembra de mim" e Jesus disse "Hoje mesmo você vai estar comigo no paraíso". E quando chegou por volta de meio-dia, a terra se encheu de trevas, e a escuridão permaneceu por cerca de três horas, porque foi a hora em que Jesus entregou seu espírito ao Pai. Então as cortinas do templo se rasgaram, e houve um grande terremoto, e as pedras se abriram, e os túmulos dos mortos também se abriram, e os corpos de muitos que dormiam foram ressuscitados. E quando o chefe dos soldados viu todas essas coisas, disse: "De fato, este cara era filho de Deus". E quando chegou a tarde, veio um discípulo rico de Jesus, chamado José, e pediu o corpo dele ao governador para que o sepultasse. Pilatos mandou que entregassem o corpo a ele. José envolveu o corpo de Jesus num lençol fino e limpo e levou ele para um túmulo que tinha aberto numa pedra, e tampou a entrada com uma grande rocha.

A Ressureição

  No dia seguinte, isso é, no sábado, os príncipes e os sábios se reuniram na casa de Pilatos, e diziam: "Meu senhor, a gente lembra muito bem que aquele charlatão disse que ia ressuscitar depois de três dias. Manda alguém vá lá e fique de guarda pra que os discípulos do morto não venham roubar seu corpo e saiam por aí dizendo que ressurgiu" e Pilatos respondeu: "Pode ser. Façam o que quiserem". E foi o que eles fizeram. Foram até o túmulo de Jesus e ficaram de guarda lá. Na madrugada de sábado para domingo, Maria, que é só Maria mesmo, e Maria Madalena foram visitar o túmulo. Mas houve um grande terremoto, porque um anjo do Senhor estava descendo à terra e, sem esforço, tirou a pedra que selava o túmulo pra sentar em cima dela. Ele parecia um relâmpago e se vestia com roupas brancas como a neve. Quando os guardas viram o anjo, ficaram tremendo de medo que nem dois franguinhos, mas sem conseguir reagir de jeito nenhum. Então o anjo disse às mulheres: "Não tenham medo, porque eu sei que vocês estão aqui procurando por Jesus, mas acontece que vocês perderam a viagem, porque ele não está mais aqui. Ele ressuscitou. Vão agora e contem aos discípulos do Cristo que ele já ressuscitou e agora vai guiá-los para a Galiléia". E elas saíram correndo felizes e contentes e contaram aos discípulos. Pedro e João, quando ouviram isso, foram o mais rápido que puderam ao lugar onde era o túmulo, e encontraram a pedra fora do lugar, e o corpo não estava mais lá dentro, então saíram correndo de volta e confirmaram aos outros discípulos que a história era verdadeira. Mas Tomé, que não costumava acreditar em qualquer coisa, disse: "Eu só vou acreditar quando Ele aparecer aqui na minha frente e deixar que eu enfie o dedo nos buracos das suas mãos". Aconteceu que, pouco depois, o Mestre realmente apareceu para eles. Jesus virou pra Tomé e disse: "Tomé, venha cá colocar o dedo nos buracos das minhas mãos". Mas quando Tomé viu que era mesmo Jesus que estava lá diante dele, se jogou de joelhos no chão, dizendo: "Senhor meu e Deus meu". Jesus, porém, disse: "Tomé, você acreditou porque viu. Felizes são aqueles que não viram e ainda assim acreditaram".

Feliz Páscoa!

 Bom, galera, encerro o post de hoje por aqui. Eu espero que ele tenha servido para divertir um pouco, e quem sabe até mesmo informar. Não deixem de comentar, por favor! Grande abraço e até o próximo post! E uma feliz Páscoa cheia de chocolate pra todo o mundo! Só não vale esquecer do verdadeiro significado da Páscoa, hein?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para um blog melhor:

1) Não poste comentários ofensivos e nem que contenham palavrões ou qualquer tipo de conotação sexual;
2) Não será tolerado qualquer tipo de preconceito;
3) Não floode;
4) Não anuncie seu site aqui. Nós temos uma área de parceiros dedicada a você. Contate-nos pelo formulário de contato;
5) Seja educado e use o bom senso.