terça-feira, 10 de agosto de 2010

Por que o vidro explode?

 Fala, galera nerd! Este é o primeiro de alguns posts que vou fazer utilizando apenas minha mão esquerda. Não! Não é nenhum teste de habilidade não. Eu nem ao menos sou canhoto! Aconteceu que, ontem, enquanto eu me preparava para tomar um gostoso banho, o vidro do box explodiu na minha mão.


 Tive que sair às pressas (e sem banho) para a Unidade de Pronto Atendimento de minha cidade com a mão enrolada em uma toalha que era branca. Era.


 Não gosto nem de pensar em como estava a mão embaixo do pano. Tudo o que vou compartilhar com vocês é que levei oito pontos.


 O ocorrido me deixou muito intrigado, além de machucado. Como, sem impacto algum, um vidro simplesmente explode? Com esta pergunta em mente, resolvi perguntar ao oráculo da internet.


 Encontrei algumas possibilidades bem interessantes, as quais compartilho com vocês aqui.

Choque térmico

 Um corpo frio que passa bruscamente a uma temperatura quente ou vice-versa sofre choque térmico. Isso pode fazer com que um vidro sinta uma vontade irresistível de se autodestruir.

Acomodação do edifício

 É fato que a terra está sempre em movimento, mesmo que um movimento tão lento que só seja perceptível através de vários anos. Isso faz com que as edificações construídas sobre o solo tenham que se acomodar, em função da gravidade. Se a construção é boa, leva muito tempo para acontecer qualquer coisa. Se a construção é ruim, começam a aparecer rachaduras logo nos primeiros anos. Uma hora ou outra, o vidro que for influenciado continuamente pela acomodação do edifício tende a rachar.

Pressão excessiva

 Qualquer objeto físico está sujeito à pressão. Em lugares mais próximos ao nível do mar, a pressão é maior. Em lugares mais distantes, a pressão é menor. Se, em determinado momento, a pressão se tornar grande a ponto de afetar significativamente as moléculas do vidro, acontece o fenômeno da quebra espontânea e é aqui que mora o perigo: Vidro laminado (vidro comum) tende a trincar. Vidro temperado (blindex, duralex) tende a explodir.

Finalizando

 É claro que devem existir vários outros motivos para que um vidro pense "vou explodir", mas estes são os principais (e os mais citados no Google). Espero que este post tenha servido para informar, pelo menos um pouco. Não foi muito divertido digitar com uma mão só, por isso, peço que me perdoem pela falta de palavras e pelos possíveis erros de digitação. Sabe de mais algum motivo pelo qual um vidro possa explodir? Não deixe de comentar!

11 comentários:

  1. Dinamite, acho que o Vidro pode explodir com dinamite.....XD

    brincadeira, superaquecendo o vidro tambem pode receber tal resultado.....

    Melhoras ai meu nobre...o//

    ResponderExcluir
  2. A resposta... prefiro confiar na sua pesquisa, mas deves ter levado um susto enorme, não foi?

    ResponderExcluir
  3. Nossa, cara. =/
    Que bad!
    Melhoras.
    Ah, só uma correção. A pressão ao nível do mar é maior do que quando acima do mar. A pressão sempre tende a diminuir. :)
    Abração!

    ResponderExcluir
  4. Pelo quantidade de vidros que tirei hoje do box vemos claramente a maõ de Deus sobre voce. Fique bom logo filho.BJS.Quanto a motivos que levam um vidro a explodir qur tnha sido essa a última vez que vi de perto o estrago.BJS.

    ResponderExcluir
  5. Pow, galera! Valeu aí pelos comments! ;)

    @B.Boy Long Di valeu pelas melhoras.

    @Anônimo podes ter certeza que o susto foi imenso, mas piorou ainda mais quando olhei para o estrago.

    @Klaus mas eu pensava que a pressão aumrntava, digo, a pressão atmosférica pra cima e a pressão da água pra baixo. Já no subterrâneo, não faço ideia de como seja. xD

    @ Vera também espero que tenha sido a última vez. .-.

    ResponderExcluir
  6. @Klaus você tinha toda a razão. É que a pressão debaixo d'água realmente é maior, mas fora dela o ar é mais rarefeito quanto mais longe do nível do mar. Por isso criei a confusão. Já consertei.

    ResponderExcluir
  7. Thiagoooo!
    Q coisaaaaa em!! Melhoras....
    Beijoos

    ResponderExcluir
  8. @Lidia Valeu pelas melhoras! Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Já aconteceu comigo uma vez quando estava jantando e do nada o prato explodiu perto de minha mao, simplismente estilhaçou, por sorte não mo cortei.Pena que voc~e não teve a mesma =/
    Melhoras praa você.

    ResponderExcluir
  10. VC TEVE UM LIVRAMENTO DE DEUS.ACIDENTES ACONTECEM SEM A GENTE ESTAR PREPARADOS, POR ISSO SAO ACIDENTES.AGRADEÇA A DEUS PELA SUA VIDA E MELHORAS!

    ResponderExcluir
  11. Oi galera, meu nome é Cláudia.
    Aconteceu comigo hoje (19/07/2011) e resolvi procurar na net a explicação.
    Meus pratos já estavam no escorredor e do nada um explodiu e foi vidro para toda a cozinha.
    Que Susto! O vidro era temperado, mas foi só um susto e muita bagunça.
    Espero que você esteja bem!

    ResponderExcluir

Regras para um blog melhor:

1) Não poste comentários ofensivos e nem que contenham palavrões ou qualquer tipo de conotação sexual;
2) Não será tolerado qualquer tipo de preconceito;
3) Não floode;
4) Não anuncie seu site aqui. Nós temos uma área de parceiros dedicada a você. Contate-nos pelo formulário de contato;
5) Seja educado e use o bom senso.